Uma Questão de Sorte? Estagiários de Jornalismo
Jornal Metro espanhol lança suplemento imobiliárioA edição espanhola do jornal gratuito Metro estreou na quinta-feira um novo suplemento gratuito dedicado ao mercado imobiliário. Com distribuição às quintas-feiras, o novo produto do universo Metro pretende concentrar o seu raio de acção em todos os anúncios e classificados respeitantes ao segmento imobiliário, bem como reportagens e notícias sobre arquitectura, decoração de interiores ou jardinagem, entre outros assuntos. O suplemento será disponibilizado como encarte da edição normal do gratuito espanhol que, segundo os últimos dados oficiais de circulação no país vizinho, conta com uma média de 1,8 milhões de exemplares distribuídos diariamente, nas 18 localidades em que marca presença.
in Meios e Pub
prémios
prémios GazetaClube de Jornalistas premeia reportagemO Clube de Jornalistas entregou ontem os seus prémios Gazeta de Jornalismo, referentes ao ano de 2004, destacando Anabela Saint-Maurice, da RTP1, com o Grande Prémio Gazeta.
A jornalista foi a autora de uma reportagem sobre a importância estratégica do caminho de ferro de Benguela, com o título Quando o Comboio Apitar. O Clube de Jornalistas atribuiu o Prémio Gazeta Revelação a José Eduardo Fialho Gouveia, do jornal O Independente, pelos trabalhos Os Índios da Meia-Praia e os Chocolates de Elisa. Já Armando Baptista-Bastos, recebeu a Gazeta de Mérito, enquanto que ao Diário de Notícias da Madeira foi atribuído o Prémio Gazeta Imprensa Regional.
Presentes na cerimónia de entrega dos galardões estiveram o Presidente da República, Jorge Sampaio e o ministro Augusto Santos Silva, que detém a tutela da comunicação social. O chefe de Estado foi mesmo surpreendido pelo Clube com uma exposição que passa em retrospectiva as imagens de Jorge Sampaio ao longo da última década, graças às fotografias captadas pelos repórteres de imagem de vários órgãos de comunicação social. Sampaio aproveitou para agradecer "as manifestações de carinho dos fotojornalistas" e destacou a importância da actividade do clube. "A pujança da nossa tão precária sociedade civil tem que sublinhar o que este clube tem feito por todos nós", na defesa de um "jornalismo activo, sério e exigente, porque isso é possível. Temos que respeitar os que tentam elevar para graus mais fortes em qualquer profissão e isso tem também a ver com a profissão de jornalista, que não tem defesas".
mais in DN
parabéns cláudio
Trabalhos sobre obesidadeJornalistas do Publico.pt e da Capital recebem menção honrosa no Prémio de Jornalismo Prof. Emílio PeresA jornalista do PUBLICO.PT Joana Amaral Cardoso foi hoje distinguida com uma menção honrosa na segunda edição do Prémio de Jornalismo Prof. Emílio Peres – “De mãos dadas com a obesidade”, pelo trabalho “Escravos da comida”, publicado na revista PÚBLICA do dia 19 de Junho deste ano.
O prémio principal foi entregue aos jornalistas Catarina Figueira e
Cláudio Delicado, pelo trabalho “Vidas gulosas”, publicado no jornal “A Capital”.
Para além de Joana Amaral Cardoso foi também distinguida com uma menção honrosa a jornalista Mónica Contreras, do jornal “Expresso”, pelo trabalho “Obesidade infantil: de pequenino se engorda o corpinho”.
in Publico.pt
Inglaterra Metro lança diário sobre economiaO primeiro diário económico e finaceiro gratuito do mundo, o City A. M., da Metro Internacional, começou ontem a ser distribuído em Londres. O jornal contém resultados de empresas e finanças e dá apenas uma página à bolsa. Em contrapartida, dedica um amplo espaço a celebridades, lazer e moda.
media
tese de doutoramentoTelejornais da RTP, SIC e TVI obedecem a lógica comercialEm 2003, o Jornal Nacional da TVI foi o que deu mais notícias negativas (44,9%). Seguiu-se o Jornal da Noite, da SIC, com 39,5% e o Telejornal, da RTP, com 30,5%. Este é um dos dados da tese de doutoramento que Nuno Goulart Brandão ontem defendeu no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
A Política Nacional foi a "categoria temática" que dominou nos três canais. Quanto à segunda categoria mais presente, na RTP foi o Desporto, na SIC foram Acidentes e Catástrofes e na TVI Fait Divers.
mais in DN
trocas: dâmaso no dn
[Está confirmado, Eduardo Dâmaso, ex-sub-director do Público passa para a direcção do 'rival' DN.]António José Teixeira apresentado como director do DN
O jornalista António José Teixeira foi esta quarta-feira apresentado oficialmente ao conselho de redacção do Diário de Notícias (DN) como novo director do jornal, segundo um comunicado do órgão representativo a que agência Lusa teve acesso.
«O conselho de administração da Global Notícias convocou o conselho de redacção do Diário de Notícias para comunicar oficialmente o nome do novo director e pedir parecer sobre a sua nomeação, como é de lei. O novo director do Diário de Notícias é António José Teixeira», refere o texto.
De acordo com o mesmo comunicado, os nomes da equipa directiva que vai trabalhar com António José Teixeira, o actual subdirector do Jornal de Notícias (também detido pela Global Notícias/Lusomundo Media), serão anunciados pelo director indigitado.
Alguns títulos da imprensa diária avançaram hoje que António José Teixeira seria acompanhado na nova direcção do Diário de Notícias
por Eduardo Dâmaso (subdirector do Público), por Helena Garrido (actual redactora principal do Diário Económico) e por João Morgado Fernandes, jornalista que assumiu nas últimas semanas a direcção interina do diário.
O conselho de redacção vai reunir ainda hoje com o novo director e «dará parecer sobre a sua nomeação com a brevidade possível», concluiu.
Apesar de ser obrigatório por lei, o parecer do conselho de redacção não é vinculativo.
A direcção do DN estava em aberto desde que o empresário e proprietário da Controlinveste Joaquim Oliveira tomou posse da Lusomundo, no final de Agosto.
Oliveira dispensou, na altura, a direcção composta por Miguel Coutinho e Raul Vaz, tendo João Morgado Fernandes assumido a direcção interina do título diário.
A Lusa tentou contactar a administração da Lusomundo Media para obter mais informações sobre este processo, mas até ao momento tal não foi possível.
in Lusa
actualizações
Fiz umas pequenas actualizações na tentativa de reportagem que deu inicio a este blog.
Poderão ver seguindo o link. Já agora aproveito para ANUNCIAR que estou disponível em tornar, este, um blog semi-público, em que qualquer estagiário de jornalismo pode se tornar membro, contar as suas experiências e falar sobre a profissão. Claro que qualquer jornalista já experiente pode participar e integrar também este blog caso queira partilhar experiências ligadas à profissão.
Qualquer sugestão ou desejo de participar, enviem email para seremot@gmail.com
Quatro jovens exemplificam o que se passa nos estágios em jornais de referência hoje, e o que se passou muito recentemente. A entrada em jornais de referência parece estar de momento "atrofiada" e o mercado de trabalho para estes jovens licenciados é um problema que ainda há uns anos não era tão acentuado. Hoje é tudo uma questão de sorte… Por
JOÃO TOMÉ
[reportagem de Março de 2001] - Cadeira de Géneros Jornalísticos, docente: Mário Mesquita]
Aqui jaz a reportagem inicial.
gratuitos espanhóis com força
Gratuito espanhol 20 Minutos chega a cinco novas cidadesO diário gratuito espanhol 20 Minutos, propriedade do grupo norueguês Schibsted, completa amanhã a fase de alargamento da sua distribuição a cinco novas cidades espanholas. Córdoba, Bilbau, Valladolid e Corunha foram as cidades que desde a semana passada começaram a contar com distribuição de edições próprias deste título gratuito, num alargamento que hoje fica concluído com a chegada às ruas da Vigo da nova edição do 20 Minutos para aquela cidade galega. No total, o conjunto de exemplares a distribuir nestas cinco cidades rondará os 140 mil, montante que elevará acima da fasquia dos 1,1 milhões os exemplares deste jornal distribuídos em todo o país vizinho, o que reforçará a sua condição de líder neste segmento de imprensa em Espanha.
in Meios e Pub
contratações
[Engraçado - sem piada nenhuma - como a situação é mesmo muito má em jornalismo, mas quem tem bastante experiência e reputação é disputado como um bem muito valioso pelos principais jornais. Outro curiosidade relacionada com a notícia que incluo neste post é que os grandes jornais, como o Público, por exemplo, têm vários profissionais em situações de recibo verde há alguns anos e, têm falta de jornalistas em várias secções, não podendo ter mais por falta de dinheiro. A verdade é que para projectos novos existe sempre dinheiro. Casos recentes da Kulto e da Revista D. Mais curioso ainda é que estes projectos bem pagos são entregues a outras empresas, fora do próprio Público - neste caso da revista D, à Money Media. Por um lado, porque são empresas especializadas no meio em questão, por outro porque retira assim uma sobrecarga a jornalistas do próprio Público - digo eu -, mas visto de outra perspectiva, são empresas especializadas bem mais dispendiosas. Aliás, até os paginadores destas revistas são de fora do Público - recentemente ouvi um dos paginadores efectivos do Público falar que há outros paginadores da casa com tempo para paginar outras coisas...]
Helena Coelho sai da Sábado para a Dia D
Helena Coelho deixou a revista Sábado, onde era editora de economia, para integrar a equipa da nova revista de economia do Público, a Dia D, que será editada pela Money Media e tem como director João Cândido da Silva. Helena Coelho «será a número 2 da revista», avançou ao M&P Rui Borges, director-geral da Money Media. A Dia D chega às bancas na próxima segunda-feira. Entretanto, Miguel Pinheiro, director da Sábado, explicou ao M&P que ainda não escolheu a nova editora de economia da revista, o que acontecerá «sem pressas».
in Meios e Pub
prémios
[Engraçado como os prémios de jornalismo são, por norma, atribuidos a temas muito especifícos e que parecem não serem atribuidos por valor, mas porque alguém abordou determinada área para qual o prémio foi atribuido. Qualquer dia começam-se a fazer reportagens especifícas a pensar em prémios... É que até vale a pena, não há muitas reportagens em certas áreas (ou nenhumas) e o prémio é bem bom...]Angola: António Freitas vence Prémio Maboque de Jornalismo O jornalista António Freitas, director-adjunto do semanário “Agora”, venceu o Prémio Maboque de Jornalismo, no valor de 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros), o maior galardão atribuído em Angola a profissionais da comunicação social.
O prémio, promovido por um grupo empresarial privado angolano, foi anunciado e entregue num espectáculo de gala realizado ontem à noite em Luanda.
Na escolha do júri, presidido pelo jornalista Júlio Mendonça, pesou o "carácter pedagógico" das reportagens realizadas por António Freitas e a sua capacidade de abordagem de temas económicos.
António Freitas, que também é editor de economia do semanário “Agora”, considerou que a distinção o vai "obrigar a trabalhar mais e com mais qualidade", já que vai ter mais atenções voltadas para o seu trabalho.
revista nova
Magazine Grande Informação
Nova revista generalista mensal chega em Outubro
Um grupo de investidores privados, todos portugueses e sem ligação ao sector dos media, vai lançar em Outubro uma revista generalista mensal. Entre os investidores da nova publicação, a Magazine Grande Informação, está o director do título, o empresário português de origem austríaca Otto Czernin, disse ontem à agência Lusa a editora do projecto, Sílvia Fernandes. Sociedade, economia, desporto, lazer e lusofonia vão ser as principais áreas editoriais da Magazine, que contará com uma tiragem mensal de 30 mil exemplares e uma média de 96 páginas.
"A grande novidade desta revista está na sua filosofia editorial, uma vez que não vai contar com uma redacção fixa. A equipa será composta pelo director, uma editora, uma assistente editorial e por uma rede de jornalistas", explicou a responsável. "Os conteúdos da revista vão ser garantidos por essa rede de jornalistas, que podem contribuir e propor temas que muitas vezes não têm espaço em outro tipo de publicações", acrescentou Sílvia Fernandes, salientando que a Magazine quer "recuperar o espaço da reportagem de investigação". A revista também vai contar com colaboradores nas capitais dos países lusófonos, existindo a hipótese de a publicação ser também distribuída nesses mercados. "Mais do que falar dos problemas do país, queremos apresentar soluções", disse a responsável. De periodicidade mensal, o primeiro número do título estará nas bancas na última semana de Outubro, com um preço de capa previsto de 3,50 euros.
in Público
lucros e misérias
[O lucro das televisões mantém-se. Não só no estrangeiro, mas também a SIC e a TVI são exemplos de televisões bem sucedidas. Que têm profissionais pagos a preço de TV e profissionais pagos a preço de saldo. Uma discrepância em nada controlada por uma qualquer autoridade não existente e que permite maior lucro às empresas e menor poder de reivindicação aos profissionais. E não é só nada TV...]Lucro da RTL cresce 60% no primeiro semestre de 2005O grupo alemão RTL, que integra o gigante de media Bertelsmann, revelou que os seus lucros cresceram 60% no primeiro semestre de 2005, numa evolução em grande parte sustentada pela baixa dos impostos e pelas aquisições feitas no continente europeu. Numa comparação com o período homólogo de 2004, o resultado líquido da RTL cresceu dos 195 para os 312 milhões de euros, tendo o presidente executivo da empresa Gerhard Zeikler, explicado que este resultado semestral foi o mais elevado de sempre da RTL e ficou a dever-se à estratégia de diversificação dos activos de media detidos pelo grupo alemão. Recorde-se que a RTL tem actualmente participação em 31 canais televisivos e 33 estações de rádio em dez países europeus (entre os quais Portugal, através da participação na TVI), tendo no passado mês de Julho passado a ser a única accionista do canal britânico Five e adquirido 30% do canal russo REN TV.
in Meios e Pub