O que é ser estag¡ário em Jornalismo?
O que será constituir uma classe tão efémera e desprezada? Na minha consideração é ser em 90% das vezes injustiçado.
Pois é.
E porquê injustiçado?
Apenas porque ser estagiário de jornalismo é ser diferente dos estagiários de outras áreas. Apesar de não ser a única área tão mal tratada é a realidade que conheço melhor.
Em primeiro lugar, por motivos que desconheço os estágios em jornalismo, mesmo que sejam parte integrante de um curso ou faculdade não têm qualquer tipo de investimento no que diz respeito àquilo que são... formação. Noutras áreas, o caso que conheço melhor é informática, os alunos saídos de cursos superiores que frequentam estágios em empresas não só recebem o ordenado mínimo, como também a própria empresa recebe o dobro desse valor do Estado por ter lá o estagiário. Ora, isto, como é óbvio, não é justo.
Os argumentos que penso que podem ser invocados é que existem áreas em que se deve apostar mais na formação, pela conjuntura actual, pelo facto de haver maior procura do que oferta, entre outros, e por isso uns são compensados por isso e outros não. Argumentos que podem ter uma ponta de sentido, mas que servem mais como desculpa do que como razão.
A situação não é assim tão assim tão má, é de uma forma camuflada, pior. Pior porque nas empresas de comunicação social os estagiários saídos de cursos superiores, com mais ou menos talento com mais ou menos formação pessoal - como à maioria dos cursos falta uma formação com meios apropriados em Jornalismo quem quer seguir a área deve apostar na formação fora das Faculdades - têm como recompensa por um lado aprenderam a prática do Jornalismo, por outro escreverem artigos com visibilidade (esta última é a que serve para currículo, se é que isso serve de alguma coisa). Essa é a única recompensa que um jovem de vinte e poucos anos pode tirar do seu estágio, porque financeiramente se tiver subsídio de transporte e alimentação é uma autêntica sorte.
Mas isto não fica por aqui. Porque se um estagiário tiver capacidade pode ter benefícios, mas os maiores benefícios, são sem dúvida para a empresa... porque tem ali um jornalista, capaz, que muitas vezes trabalha o mesmo que os outros, mas que simplesmente não é remunerado pelo seu trabalho. A isso se pode dar dois nomes, se formos ver ao dicionário...
escravidão e exploração.